A Roma é 7ª classificada do maior campeonato de Itália e vem de 2 jogos consecutivos, sem perder, tendo empatado, no último jogo, para o campeonato, no seu estádio, precisamente frente ao Inter de Milão, a uma bola.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato, apenas para comparação e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 3 empates e duas derrotas, o que demonstra que é no seu estádio que esta equipa mais vezes consegue impor o seu futebol.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 44 golos marcados e 35 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 2º ataque mais eficaz e à 3ª defesa que mais golos permite.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Lamela e Osvaldo os melhores marcadores da equipa e uns dos 4ºs melhores do campeonato nacional, até ao momento, com 10 golos marcados, cada um, ou seja, 22% do total.
Em termos de ausências, De Rossi está lesionado, Miralem Pjanic e Rodrigo Taddei estão castigados e Federico Balzaretti e Pablo Osvaldo são dúvidas para o treinador, neste jogo.
É também de referir que o lote de jogadores certamente indisponíveis para o treinador somam 29 entradas em campo e 2 golos marcados, pelo que será de esperar, sobretudo a meio-campo, que estas ausências se façam sentir.
Lista de convocados do Roma: Stekelenburg, Lobont e Goicoechea, Antei, Marquinhos, Balzaretti, Burdisso, Castan, Piris, Bradley, Marquinho, Perrota, Florenzi, Tachtsidis, Ricci, Destro, Lamela, Lucca, Sammartino e Totti.
Onze provável do Roma: Goicoechea, Piris, Marquinhos, Leandro Castan, Balzaretti, Marquinho, Tachtsidis, Perrota, Destro, Lamela e Totti.
O Inter de Milão é 4º classificado da Série A italiana e vem de uma série de 3 jogos consecutivos sem perder.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato, apenas para comparação e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, um empate e 4 derrotas, o que demonstra que este conjunto ainda tem que melhorar a abordagem que faz a este tipo de jogos, para assim, puder sair vitorioso dos campos que visita, mais vezes e conseguir subir, por conseguinte, na tabela classificativa deste campeonato.
Totalizando os golos deste conjunto, neste mesmo campeonato, ainda apenas para comparação e até ao momento, este tem 33 golos marcados e 23 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 6º ataque mais eficaz e à 4ª defesa que menos golos concede.
Tacticamente, este conjunto joga num 3-5-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 3-4-1-2, que tem em Diego Milito o melhor marcador da equipa e um dos 8ºs melhores do campeonato, até ao momento, com 8 golos marcados, ou seja, 24% do total de golos.
Em termos de ausências, Stankovic e Walter Samuel estão indisponíveis e Cassano está em dúvida, pelo que o treinador não poderá contar com os dois primeiros jogadores, certamente, neste jogo.
É também de referir que este lote de 2 jogadores indisponíveis soma 13 entradas em campo e um golo, pelo que a ausência de Walter Samuel, na defesa, será, provavelmente, notada, neste jogo.
Onze provável do Inter de Milão: Handanovic, Ranocchia, Juan Jesus, Chivu, Zanetti, Gargano, Cambiasso, Pereira, Guarin, Rocchi e Palacio.
É esperada uma temperatura a rondar os 8 graus, com possibilidades de chuva, à hora do jogo, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores e de espectacularidade do jogo, para assistir à primeira mão das meias de final da Taça de Itália, entre duas equipas que já se defrontaram, neste fim de semana, e em que o resultado desse jogo foi um empate a uma bola.
Em confronto teremos, então, o 7º classificado, contra o 4º, deste campeoanto, pelo que, desde logo, a equipa da casa é favorita a vencer o encontro, pelas casas de apostas, algo que deverá ser atribuido ao excelente registo em jogos no seu estádio, que esta equipa possui, até ao momento.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa visitante jogará num 3-5-2, o que faz adivinhar que existirá alguma vantagem da equipa da casa, sobretudo em situações ofensivas, a meio-campo, o que poderá ajudar esta equipa a conseguir retirar alguma pressão sobre o seu bloco defensivo, que, como se sabe e se pode relatar pelos registos apresentados, apresenta uma defesa bastante permissível.
No entanto, o ataque da equipa visitante estará desfalcado, com a possível quebra física de Cassano, o que poderá ajudar a equilibrar estas contas, neste sector, pelo que o meu prognóstico, neste jogo, se prenderá com o facto da equipa da casa ter estado muito melhor, no jogo para o campeonato.
Tendo conseguido criar mais situações de perigo, durante o encontro e a equipa visitante ter Cassano em plena baixa forma física e pelo que antevejo que a equipa da casa, neste jogo, consiga corrigir algumas situações em que ficou aquém, no sector ofensivo e no plano da concretização, que consiga ser mais consistente, defensivamente, e que, assim, tenhamos um jogo em que ambas as equipas marquem, nesta partida, mas em que a equipa da casa se consiga superiorizar, no final dos 90 minutos.
No entanto, as condições climatéricas fazem-me pensar que talvez não tenhamos muitos golos nesta partida, pelo que a escolha do meu prognóstico se situará no mercado 1X2, pois se ambas as equipas não marcarem e tivermos um jogo atípico, mas em linha com o deste fim de semana, então este mercado adequa-se mais, à minha espectactiva deste jogo.