SA Spurs vs Miami Heat – NBA (Jogo 1)

Aposta Ganha / Prognósticos NBA e Basket / SA Spurs vs Miami Heat – NBA (Jogo 1)
Luís Avelãs

Luís Avelãs – Especialista em NBA! Jornalista do Record e Locutor da Sporttv para os jogos da NBA.

E eis que chegámos à grande final. Frente a frente San Antonio e Miami, precisamente as duas equipas que, há um ano, também se aprestavam para lutar pela conquista do título.

Nessa altura, os homens da Florida acabaram por vencer (4-3), assinando o seu segundo campeonato consecutivo. Contudo, sem beliscar o sucesso de quem ganhou, a verdade é que a final da temporada passada entrou para a história como uma das mais estranhas.

É que os texanos tiveram o Jogo 6 na mão – que lhes proporcionaria o título – e deixaram-no escapar de forma inglória. Houve mérito, claro, de Ray Allen que marcou um triplo decisivo, mas muita distração do banco dos Spurs que, ao seguir a inexplicável tendência norte-americana de não fazer falta nos últimos segundos quando em vantagem por 3 pontos, deitou tudo a perder.

Tim Duncan, recentemente, assumiu que ainda não se esqueceu da forma como a sua equipa foi derrotada no ano passado. É normal que assim seja. Surpreendente seria se o veterano capitão dos Spurs ou algum dos restantes companheiros e técnicos já tivessem apagado essa memória. Mas, como o tempo não anda para trás, San Antonio sabe que, nas suas mãos, não está a possibilidade de emendar o que já se passou, mas sim tratar de escrever uma história diferente nos próximos dias.

Os Spurs, indiscutivelmente, possuem a equipa mais profunda da Liga. Têm muitas e boas soluções em todas as zonas do campo, beneficiando ainda da forma única como combinam a larga experiência dos elementos mais veteranos (Duncan, Parker, Ginobili e Diaw) com a acutilância própria de uma geração mais nova igualmente talentosa (Green, Leonard, Mills, Splitter e Joseph).

De resto, a equipa – devido à forma única como Greg Popovich gosta de gerir os seus homens durante a época regular – até consegue carburar quando, por esta ou aquela razão, não pode contar com elementos preponderantes. Foi assim, aliás, que resoveu o Jogo 6 da final da Conferência Oeste. Parker não jogou toda a segunda parte e prolongamento em Oklahoma, mas nem por isso a vitória escapou.

Miami conta nas suas fileiras com o melhor basquetebolista mundial da actualidade. Mas, naturalmente, LeBron James não resolve tudo. Bosh (que tem estado em grande forma) e Wade (sempre uma incógnita devido às suas evidentes limitações físicas) têm de estar ao seu melhor nível para que os Heat possam chegar ao tri.

E isso, já se sabe, implica ganhar um jogo no Texas. Para tal, todo o restante grupo tem de contribuir, mas a tarefa será bastante complicada face ao poderia do adversário, indiscutivelmente bem superior ao dos opositores que eliminou na Conferência Este.

Neste primeiro duelo, jogando em casa (uma vantagem que a época passada não tinha), San Antonio é favorito, embora a condição limitada de Parker (deve jogar, mas o tornozelo não estará nas melhores condições) possa dar alguma espaço a Miami para acreditar, desde já, que talvez seja o Jogo 1 o melhor para procurar a vitória no exterior.

Espera-se um jogo muito intenso, com pontuação acima do normal numa final (atenção aos triplos) e bastante espectacular.

Média pontual San Antonio Miami
105.4 106.2
Média de pontos sofridos 97.6 99.8
Registo em casa 41-10 40-9
Registo fora 33-16 26-22
Actual sequência 2V 1V

O duelo essencial: Kawhi Leonard-LeBron James. Em princípio, este duelo deveria passar apenas pela tentativa do jogador de San Antonio em limitar os “estragos” que LeBron costuma provocar em todos os adversários. Contudo, como ficou provado – para quem tinha dúvidas… – na final do Oeste, Leonard por estes dias, já não é apenas um jovem atleta com muita qualidade defensiva.

Hoje, motivado, o extremo dos Spurs defende como poucos, ganha ressaltos e também ataca com uma classe notável. James vai fazer mais pontos, com toda a certeza, mas a diferença pode não ser muito grande. E assim for… San Antonio ficará mais perto da vitória.

A ter em conta: San Antonio só perdeu 1 dos 10 jogos que realizou em casa neste playoff. E nos últimos sete ganhou sempre por 15 ou mais pontos! Contra Miami, no seu terreno, tem somente 3 desaires em 26 jogos ao longo dos tempos.

Série no playoff: 0-0

Série na época regular: 1-1

26 Janeiro: Miami-San Antonio, 113-101
6 Março: San Antonio-Miami, 111-87

All-Time: San Antonio lidera 35-18
San Antonio em casa: 23-3
Miami em casa: 15-12

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CASAS DE APOSTAS
4,3 rating
Freebet de 10€ mais 100% de bónus sobre o valor do seu depósito até um máximo de 250 de bónus.
4,5 rating
Bónus de Boas Vindas para o primeiro depósito de 50% até um máximo de 50€ euros.