Jogo 3 das finais da conferência Oeste a disputar hoje em Memphis, onde se espera um ambiente ensurdecedor mais uma vez, com a equipa da casa a precisar desesperadamente de ganhar em casa para se manter na série pois traz uma desvantagem de 2 jogos a 0.
Os Grizzlies não perderam ainda em casa nos playoffs e certamente são os favoritos para hoje, mas na minha opinião o valor volta a estar todo do lado dos Spurs.
Depois de no jogo 1 os Spurs terem dominado a partida frente a Memphis e confirmando aquilo que esperava serem as suas vantagens no que toca aos enquadramentos nesta série, no segundo jogo os Spurs tiveram uma paragem cerebral no último periodo onde marcaram apenas 9 pontos e permitiram aos Grizzlies levar o jogo para prolongamento, onde os Spurs venceram por 4 pontos. Penso que o que aconteceu no último periodo, com os Spurs a falhar muitos lançamentos sem pressão e que em condições normais concretizariam, foi apenas uma excepção ao rumo desta série.
Os Spurs já mostraram saber pelo menos como incomodar Randolph e Gasol (pará-los e eliminá-los do jogo por si só é tarefa quase impossível) e a partir daí está claro que a equipa dos Grizzlies no perímetro não tem as soluções e consistência desejadas para acompanhar os Spurs. Hoje com o factor casa do seu lado espero uma equipa de Memphis com mais energia e mais concentração mas penso que isso se vai reflectir principalmente no capitulo defensivo.
Os Grizzlies têm tido imensas dificuldades com a capacidade de mover a bola dos Spurs e com a sua versatilidade com soluções no interior com Duncan e Splitter, postes que jogam no exterior com Diaw e Bonner e excelentes executantes no exterior bem como cutters que sabem sempre como aparecer no espaço livre, com Parker a controlar as tropas.
Allen e até Prince têm estado em evidência negativa defensivamente, pois apesar de serem grandes defensores no 1×1 têm estado muitas vezes às aranhas a perseguir os jogadores dos Spurs e a olhar demasiado para a bola. Hoje fora de casa e contra uma equipa desesperada, penso que os Spurs não vão conseguir ser tão eficazes como foram durante grande parte dos jogos anteriores, mas vão continuar a ter os argumentos ideais para contrariar a defesa dos Grizzlies.
O resultado final de hoje poderá cair para qualquer lado na minha opinião. O factor casa e “desespero” será fundamental para que os Grizzlies se concentrem e melhorem a sua defesa, os dias de descanso também deverão ter ajudado tacticamente mas por outro lado também ajudaram certamente as pernas dos Spurs e o mestre Popovich também tem sempre algo na manga.
Se os Grizzlies ganharem não me espantará mas ainda não mostraram consistência nenhuma a não ser negativa enquanto os Spurs à excepção daquele período desastroso no ultimo jogo têm mostrado sempre ser uma máquina bem oleada. Não vejo os Spurs a ceder sobre a pressão de jogar fora de casa pois também foram ganhar dois jogos a Golden State num ambiente igualmente hostil. Mesmo que não ganhem hoje, acredito nos Spurs a manter o jogo controlado e 5 pontos são muitos pontos para os Grizzlies cumprirem tendo em conta o que mostraram os dois primeiros jogos, com ou sem factor casa.