Os Spurs chegam ao jogo 3 liderando a série por 2-0 tendo aproveitado o factor casa que os beneficiou nos primeiros dois jogos.
Há imagem do que tinha acontecido no primeiro jogo, os Spurs tiveram um início jogo forte sobretudo em termos defensivos limitando a formação de Memphis a apenas 13 pontos no 1º período no entanto em termos ofensivos também estiveram longe do nível habitual.
No 2º período a intensidade defensiva manteve-se, á qual se juntou depois um maior acerto ofensivo, sobretudo ao nível do lançamento exterior onde Danny Green esteve em evidência, e isso rapidamente se fez notar no marcador com a equipa da casa a acabar a 1ª parte com uma vantagem de 15 pontos.
Tudo parecia indicar que os Spurs iriam vencer facilmente como tinha sucedido no jogo 1, no entanto um parcial de 15-2, nos últimos 8 minutos levou jogo a prolongamento depois de uma série de erros , com Tony Parker e Ginobli em evidência, apesar de o base francês ter efectuado uma exibição globalmente bastante positiva com 15 pontos e 18 assistências.
Já no prolongamento, Duncan acabou por desequilibrar marcando 6 dos 8 pontos da sua equipa catapultando-os para a vitória.
Se a nível ofensivo a formação texana tem oscilado um pouco , também em virtude de umas exibições sofríveis por parte de Manu Ginobli, já em termos defensivos o plano tem sido executado na perfeição, sobretudo no que respeita á limitação do jogo anterior da equipa de Memphis, com Gasol e Randolph a estarem bem abaixo dos seus regitos em séries anteriores.
O desempenho da equipa dos Grizzlies até ao momento tem sido bastante desapontante, tendo em conta o seu desempenho em séries anteriores.
Ofensivamente têm estado um desastre, especialmente o extremo poste Randolph e o Tashuan Prince, este último tem sido mesmo um jogador a menos no ataque. Têm valido algumas boas performances de jogadores vindos do banco que têm amenizado os efeitos de um desacerto ofensivo nos homens do 5 inicial, com realce para os 17 pontos de Pondexter no 1º jogo e para os 18 de Bayless no segundo jogo.
Se ofensivamente não têm estado bem, a verdade é que defensivamente também não têm estado muito melhor , têm demonstrado incapacidade de acompanhar a movimentação da bola por parte dos Spurs o que leva a que os jogadores tenham vindo a lançar muitas vezes sozinhos.
No primeiro jogo sofreram 105 pontos, e no segundo não sofreram tal registo sobretudo devido aos muitos turnovers e algum desacerto na hora de lançar ao cesto por parte dos texanos.
Acredito que hoje jogando no seu pavilhão onde são fortíssimos, e onde certamente terão uma arbitragem mais caseira terão um desempenho bastante superior a partir de uma melhoria exibicional dos homens interiores.
Conclusão:
Para este jogo não vou apostar em handicaps relativos á vitória de nenhuma das equipas ou nos totais finais do jogo, a minha aposta recairá no total de pontos de Zach Randolph.
A equipa de Memphis sabe da importância desta partida, uma derrota e está praticamente arredada da final da competição.
Para as hipóteses de vitória dos homens da casa aumentarem, Randolph terá que forçosamente fazer uma exibição muito superior á dos últimos dois jogos, onde marcou respectivamente 2 e 15 pontos. Para além do mérito que será justo atribuir á defesa dos Spurs, Randolph esteve desastrado nos dois jogos, falhando tapinhas fáceis e lançamentos curtos e mesmo mostrando-se desastrado da linha de lance livre.
Ora Memphis tem sido bastante forte em casa nestes playoff tendo vencido todos os jogos e para hoje prevejo que mantenham um registo imaculado, assentes nas exibições dos homens interiores nomeadamente Zach R.