O San Jose Earthquakes foi a grande desilusão da temporada, ocupando o último lugar na Conferência Oeste com 29 pontos em 32 jogos, com 35 tentos marcados e 49 tentos sofridos.
No último microciclo de jogos, a equipa de San Jose perdeu em casa com Portland por 1-2, no jogo da volta voltou a perder desta feita por 0-3, continuando na senda derrotista, os Earthquakes perderam 0-2 no terreno do Salt Lake e assim o último resultado positivo dista de 28 de Setembro quando empatou a uma bola no terreno do Colorado.
Do lado da equipa da casa, C.Goodson e Steven Lenhart são baixas certas e Víctor Bernárdez está em dúvida.
O Vancouver Whitecaps esteve quase toda a temporada em lugares de playoffs, mas agora tem que fazer pela vida, pois está fora dos lugares dos playoffs devido à diferença de golos. A equipa canadiana soma 46 pontos em 32 jogos, 41 golos marcados e 40 golos sofridos.
Os Whitecaps perderam 0-3 no terreno do Portland, recentemente, mas depois conquistaram 3 triunfos seguidos, venceram em casa no duelo com o Salt Lake por 2-1 e por 2-0 bateram o Dallas, já na condição de visitante venceram o Seattle Sounders por 1-0.
Do lado da equipa de Vancouver, G.Koffie e A.Lewis são baixas certas e Caleb Clarke está em dúvida.
Conclusão: Creio que não será descabido de pensar em pelo menos 3 golos nesta partida, a equipa deu mostras de querer terminar a época de outra forma ao ter vencido o amigável recente com os hondurenhos do Vida (triunfo por 2-1) e estando Russel de saída, ele quererá deixar outro tipo de imagem e joga-se aqui nesta partida para os Earthquakes acima de tudo orgulho.
Os Whitecaps não tem outra alternativa se não vencer, têm que correr riscos e jogar ao ataque caso contrário correm o risco de morrerem na praia.
Os Earthquakes passaram a época a defender mal e por isso não se espera que seja no términus da época com os playoffs fora de vista, que isso vá mudar. No entanto os Earthquakes podem aproveitar o possível balanceamento para o ataque dos Whitecaps para marcarem um ou dois golos, até porque têm um dos melhores marcadores do campeonato nas suas fileiras, C. Wondolowski, que será apoiado por Djaló que tem potencial para fazer mais do que tem feito até aqui.
Já os Whitecaps poderão explorar as vulnerabilidades defensivas da equipa de S.Jose que já encaixou 49 golos esta temporada e também podem tirar benefício da sua capacidade de circulação de bola, muito fruto das ações de Morales e Laba.