O Sassoulo é líder do 2º maior campeonato de futebol profissional de Itália e vem de uma derrota, fora de casa, frente ao Crotone, 15º classificado, que fez com que esta equipa deixasse os seus adversários mais directos na tabela classificativa aproximarem-se, num jogo em que a reacção desta equipa, na 2ª parte deveria e poderia ter sido muito melhor.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 10 vitórias e um empate, o que demonstra que, no seu estádio, esta equipa consegue, normalmente, impor o seu futebol perante as demais equipas desta prova.
Totalizando os golos deste conjunto, o mesmo tem, neste campeonato e até ao momento, 47 golos marcados e 17 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao ataque mais eficaz e à defesa que menos golos permite, o que perfaz a melhor diferença de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Boakye o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 9 golos marcados, ou seja, 19% do total de golos.
Em termos de ausências, Laverone e Valeri estão lesionados, Pavoletti está suspenso e Boakye está entregue à sua selecção, para o torneio da CAN, pelo que o treinador não poderá contar com estes 4 jogadores, neste jogo.
É também de referir que o lote de 4 jogadores indisponíveis soma 46 entradas em campo e 16 golos marcados, pelo que será de esperar, sobretudo no ataque, que estas ausências se façam notar, neste jogo.
Lista de convocados do Sassoulo
Guarda-Redes: Pigliacelli e Pomini
Defesas: Antei, Bianco, Frascatore, Gazzola, Longhi, Marzorati e Terranova
Médios: Bianchi, Chibsah, Laribi, Magnanelli, Missiroli e Troiano
Avançados: Berardi, Catellani, Luppi, Masucci e Troianiello
Onze provável do Sassoulo: Pomini, Gazzola, Terranova, Bianco, Longhi, Bianchi, Magnanelli, Missiroli, Berardi, Masucci e Catellani
O Empoli é 5º classificado da Série B italiana e vem de uma derrota, no seu estádio, frente ao Novara, 14º classificado, que certamente não ajudou a equipa a recuperar os pontos de que tanto precisa para se manter no topo da classificação e, assim, puder disputar o playoff de acesso à maior liga italiana.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, um registo superior ao dos jogos em casa, o que revela que esta equipa tem uma boa mentalidade e abordagem, neste tipo de jogos.
Totalizando os golos deste conjunto, neste campeonato e até ao momento, o mesmo tem 38 golos marcados e 37 sofridos, que correspondem, respectivamente, ao 3º ataque mais eficaz e a uma das 3ªs defesas que mais golos permite, o que perfaz uma das 10ªs melhores diferenças de golos, desta prova.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-4-2, que pode ser descrito, na horizontal e a pormenor, como um 4-3-1-2, que tem em Tavano o melhor marcador da equipa, neste campeonato e até ao momento, com 10 golos marcados, ou seja, 26% do total de golos.
Em termos de ausências, Pratali está de volta à equipa, pelo que teremos um plantel a 100%, para este jogo, restando apenas a dúvida entre Laurini ou Tonelli, na defesa, mas estando ambos aptos para este jogo, tal dúvida, certamente, será esclarecida pouco antes da partida.
Onze provável do Empoli: Bassi, Laurini, Pratali, Regini, Hysaj, Moro, Valdifiori, Croce, Saponara, Tavano e Maccarone
É esperada uma temperatura a rondar os 3 graus, à hora do jogo, sem muita possibilidade de chuva, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, durante toda a partida, de espectacularidade do jogo e de afluência de público às bancadas para ver este jogo entre duas das 5 melhores equipas, até ao momento, deste 2º maior campeonato de futebol profissional de Itália.
Em confronto teremos, então, o 1º classificado, contra o 5º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer esta partida está do lado da equipa da casa, que fez uma primeira volta muito boa, onde nunca descolou da primeira posição.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar em 4-3-3, ao passo que a equipa visitante actuará num 4-4-2, e sendo que nenhum dos esquemas tem absoluta superioridade sobre o outro em todos os momentos de jogo, será de esperar algum equilibrio, neste dominio, o que deixará os desiquilibrios para os planos físicos, técnicos, de disciplina táctica, de capacidade de criação de linhas de passe e de desmarcações e da conversão de lances de bola parada, planos estes onde ambas as equipas são muito bem dotadas, mas em que a equipa da casa, quando tem o seu plantel todo disponível, é superior.
É também de referir que no plano da consistência defensiva, a equipa da casa também está muito acima da média das equipas deste campeonato e até do seu adversário aqui, pelo que, devido às ausências da equipa da casa no ataque, será de esperar um jogo bastante equilibrado e renhido, com ambas as equipas a ter oportunidades de golo e a conseguirem concretizá-los, pelo que, para a escolha do meu prognóstico, e sobretudo devido ás muitas ausências na equipa da casa, não optarei pelo mercado 1X2, mas antes pelo mercado de golos, pois parece-me que este é o mais seguro, neste jogo que terá condições climatéricas um pouco adversas para pudermos ver golos durante os 90 minutos.
É também de referir que a margem de golos que escolhi, em 12 jogos da equipa da casa, aconteceu 3 vezes e em 11 jogos disputados fora de casa, pela equipa visitante, aconteceu 6 vezes, o que realça as imensas lacunas defensivas que esta equipa apresenta.