Na 3ª jornada do grupo G da Champions o Sporting desloca-se a Alemanha para defrontar o Schalke 04, num jogo decisivo para o apuramento de ambas as equipas para os oitavos da prova.
O Schalke tem 2 pontos em 2 jogos e o Sporting tem 1 ponto nesse mesmo numero de jogos, pelo que a equipa que vencer este jogo, entre adversários directos, dará um passe gigante num apuramento.
O Schalke 04 trocou há semanas de treinador, tendo entrado, o campeão europeu pelo Chelsea, Di Matteo. Este fim-de-semana estreou-se em jogos oficiais e logo da melhor maneira com uma vitoria por 2-0 sobre o Hertha.
Di Matteo é um treinador muito pragmático e foi assim que o Chelsea venceu a Champions. Não tive a oportunidade de ver o jogo frente ao Hertha, mas do que vi anteriormente deste Schalke é que é uma equipa muito forte ofensivamente, especialmente nas bolas paradas, mas com muitos problemas defensivos, fundamentalmente quando decidem sair a jogar.
Pouco há a dizer desta equipa do Schalke, uam vez que a sua identidade foi completamente alterada com a entrada do treinador italiano.
Os processos de jogo foram alterados e haverá com certeza maior solidez defensiva, factor trabalhado exuastivamente por Di Matteo desde que entrou ao serviço do Schalke, há cerca de duas semanas.
11 provavel: Fahrmann, Chuopa-Mouting, Uchida, Neustadter, Matip, Fuchs, Aogo, Mayer, Draxler, Boateng e Huntelaar.
Baixas: Howedes, Felipe Santana; Farfan, Goretzka e Kolasinac
O Sporting chega aqui super moralizado depois da importante vitória no Dragão para a taça. Os leões mostraram um futebol muito personalizado e souberam aproveitar os erros adversários, obtendo uma vitória clara num jogo em que foi evidente que os leões tem vindo a subir de forma ao longo da presente época.
Na Champions a situação não é famosa, mas dependem apenas e só deles, sendo que um empate neste jogo já seria um bom resultado, uma vez que ainda recebem o Schalke e o Maribor.
Ficou um pouco evidente no jogo em Maribor a falta de experiência em jogos europeus de alguns elementos e isso poderá custar caro neste jogo, embora contra o Chelsea os leões tenham mantido essas falhas defensivas, até que realizaram uma boa exibição na 2ª parte.
11 provavel: Patricio, Cedric, Jefferson, Paulo Oliveira, Mauricio, William Carvalho, Adrien, João Mario, Carrillo, Nani e Slimani
Para este jogo espero um jogo muito dividido e acredito que com maior ou menor dificuldade o Schalke vença esta partida. Os alemães tem uma equipa muito forte ofensivamente e por norma dão-se muito bem frente a equipas portuguesas.
O Sporting defensivamente melhorou com a entrada de Paulo Oliveira, mas os seus laterais vão ter muitas dificuldades neste jogo para parar o perigo que vem das alas alemãs.
O Sporting terá um ambiente dificil pela frente e apesar das melhorias verificadas nas últimas semanas, continuo a achar que falta muita experiência no plantel leonino para atacar uma competição como a Champions.
Por outro lado, o Schalke sabe que este jogo é decisivo para continuar na prova, que por acaso é patrocinada pelo seu patrocinador, a Gazprom, pelo que os três pontos são fundamentais neste jogo.