O Sevilha é 11º classificado da Liga BBVA com 29 pontos, menos 33 que o líder Barcelona. Tem tido um desempenho bastante abaixo do que nos habitou nas últimas temporadas, ainda para mais estando apenas a participar nas competições internas.A esmagadora maioria dos pontos que amealhou até aqui foi conseguida em casa, tendo apenas conquistado 7 pontos fora de portas. Em consonância com esse facto, 7 das suas 8 vitórias foram conseguidas no seu estádio.
Nas últimas cinco partidas perdeu 2-0 com o Valência (5º), empatou a 1 golo no terreno do Getafe (12º), venceu o Granada (14º) por 3-0, venceu o Rayo Vallecano (6º) por 2-1 e perdeu 4-1 com o Real Madrid (3º). Tem 30 golos marcados e 34 sofridos, 20/12 em casa.
Na convocatória do Sevilha há a registar o regresso do médio Rakitić (19/4), que regressa após ter falhado o jogo frente ao Real Madrid por suspensão. Pelo contrário, o guarda-redes Palop (13/0), os defesas Cicinho (19/1) e Juan Cala (3/0), os médios Campaña (5/0), Diego Perotti (9/0) e Piotr Trochowski (6/2) ficam de fora por lesão.
Por seu lado, o Deportivo ocupa o 20º e último lugar da prova com apenas 16 pontos, e vive uma situação bem complicada. Vai já no seu terceiro treinador nesta temporada, depois do português Domingos ter sido despedido e substituído pelo espanhol Fernando Vázquez. Conquistou a maioria dos seus pontos a jogar em casa, tendo apenas conquistado 5 pontos enquanto visitante – é, de facto, a segunda pior equipa da Liga BBVA a jogar fora de casa. Chega a este jogo depois de cinco partidas consecutivas sem vencer, onde empatou a 1 no terreno da Real Sociedad (7º), perdeu com o Osasuna (17º) por 2-1, perdeu com o Valência (5º) por 2-3, perdeu com o Getafe (12º) por 3-1 e perdeu com o Granada (14º) por 0-3. Tem 27 golos marcados e 51 sofridos, sendo a pior defesa da Liga BBVA. Fora de casa, o registo é de 14/32 (também a pior defesa enquanto visitante).
Na sua estreia, o treinador Fernando Vázquez vai poder contar com os regressos dos médios Abel Aguilar (16/3) e Camuñas (20/1), que falharam o jogo frente ao Granada por suspensão, mas conta com 4 baixas na defesa, todas por lesão: Aythami (14/0), Laure (11/0), Marchena (16/0) e Manuel Pablo (13/0).
Os onzes iniciais devem ser os seguintes:
Estas equipas defrontaram-se já por diversas vezes, sendo que nos últimos 5 jogos houve 2 vitórias para o Sevilha e 3 empates. No último encontro, realizado na primeira volta da Liga BBVA da actual temporada, o Sevilha venceu fora por 0-2.
CONCLUSÃO
Embora se esperasse mais nesta Liga BBVA de ambas as equipas, o Sevilla está sem dúvida em melhor situação e melhor desempenho que o Deportivo. A equipa da Corunha está em péssimos lençóis e, estreando hoje um novo treinador, tem imensos problemas no sector defensivo, em virtude das lesões de quatro dos defesas mais utilizados. O Sevilha tem mostrado ser uma equipa forte em casa e, por isso, acredito que vai vencer esta partida por mais de um golo de diferença.