Com uma campanha bastante abaixo do esperado até agora e sendo uma das maiores desilusões desta edição da liga espanhola, o Sevilla ocupa um modesto 13.º lugar, com apenas 23 pontos conquistados num total de 20 jogos (24-29 golos), estando por isso apenas 5 pontos acima da zona de despromoção.
Com um percurso bastante inconstante e com muitos altos e baixos, a equipa do Sevilla melhorou com a chegada do técnico Unai Emery e não perde há três partidas. Primeiro, empatou 0-0 com o Zaragoza e 1-1 com o Getafe, este último para o campeonato.
Na última quarta-feira, na segunda mão dos quartos-de-final da Taça do Rei, goleou por 4-0 a equipa do Zaragoza, confirmando o bom momento de forma e carimbando o regresso aos bons resultados. Nos jogos em casa deste ano, o Sevilla tem sido muito inconstante, tendo já caído perante Barcelona, Valladolid e Málaga, algo anormal para uma equipa que deveria estar na luta por um lugar europeu. Dos jogos em casa, só com Real Madrid, Levante e Osasuna é que a equipa não sofreu golos.
Ligeiramente mais abaixo na classificação está o Granada. Ocupa a 17.ª posição, com 20 pontos conquistados em outros tantos jogos (18-29 em golos) e está apenas 2 pontos acima da zona de despromoção. O momento de forma é bastante positivo, já que nas últimas cinco partidas a equipa do Granada só perdeu na recepção ao Valencia, tendo ido depois empatar 2-2 com o Getafe e na última jornada até ganhou ao Rayo Vallecano por 2-0, em casa.
Nos seus jogos fora começou bastante mal, mas nos últimos tempos até se tem saído bem, somando triunfos a Mallorca, Bétis e Osasuna. No entanto, nos outros seis jogos em que jogou longo do apoio do seu público a equipa perdeu sempre e apenas conseguiu marcar contra o Levante.
Não referi nenhumas das ausências em ambas as equipas porque as que existem não são relevantes. O Sevilla vai jogar pela primeira vez em casa para o campeonato sob o comando técnico de Unai Emery e creio que tudo fará para tornar a ganhar, elevada que está a moral depois dos 4-0 ao Zaragoza na semana passada, para a Taça.
O Granada é uma equipa que se costuma fechar bem, já conseguiu arrancar bons resultados a jogar fora e até está num bom momento, mas diante das melhores equipas não conseguiu fazer valer o seu esforço. É certo que este Sevilla até está na segunda metade da tabela de classificação, mas tem um valor certamente superior a esse posto e com Emery a equipa ainda não perdeu.
É preciso não esquecer que na próxima quinta-feira, o Sevilla joga em Madrid com o Atético para as meias-finais da Taça do Rei, pelo que não espero uma equipa a meio gás e a pensar já nessa partida, mas sim a tentar resolver este jogo contra o Granada cedo, até porque o treinador até já referiu a necessidade de ainda poder chegar a um lugar europeu e não poder deixar escapar mais pontos a jogar no Sanchéz Pizjuán.