O Shirak é o campeão em título da Arménia, depois de cerca de 4 ou 5 anos seguidos a terminar o campeonato local em posições mais medianas. Chegam a esta fase de qualificação da Liga dos Campeões com todo o favoritismo e apenas com uma participação como pano de fundo: foi em 2000/01, na época seguinte à do último título e ficaram-se pela 1.ª pré-eliminatória, depois de terem sido eliminados pelo BATE (1-1; 1-2).
Quanto ao momento desportivo, o Shirak terminou a sua época em meados de maio, sagrando-se campeão com 9 pontos de avanço em relação ao segundo classificado, o Mika. Foram ainda o melhor ataque da liga da Arménia (70 g) e a segunda melhor defesa (38 g), num total de 42 jornadas. Perderam a final da Taça contra o Pyunik, quarto classificado da liga, por 1-0. Hoje arrancam com a segunda participação da sua história em eliminatórias da Liga dos Campeões, com o difícil sonho de poder chegar à fase final dessa competição ou da Liga Europa.
O Tre Penne é o campeão de San Marino e também tem aqui a segunda participação da sua história em fases de qualificação da Liga dos Campeões, depois de na última temporada ter sido eliminado logo na 1.ª pré-eliminatória contra o Dudelange (7-0; 4-0), do Luxemburgo. Quanto ao seu desempenho desportivo da última época, o Tre Penne terminou a fase de apuramento para os playoffs em 3.º lugar do grupo B, com 35 pontos em 21 jogos. Chegou à final, onde defrontou o Libertas, primeiro classificado do outro grupo na fase anterior: 0-0, ganharam o campeonato após a marcação de grandes penalidades. Têm uma tarefa hercúlea neste duelo contra o Shirak, mas procurarão deixar a melhor imagem possível, sendo já um privilégio o facto de poder incluir o seu nome numa competição como a Champions.
É certo que o Shirak está longe de ser um bicho-papão do futebol europeu e terá poucas hipóteses de chegar muito longe nestas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Contudo, o Tre Penne é um adversário que se prevê extremamente fácil de defrontar. Foram campeões de San Marino com alguma sorte à mistura, na última temporada foram goleados no total das duas mãos por 11-0 pelo campeão do Luxemburgo, na altura o Dudelange.
É lógico que é difícil conhecer o futebol destas duas equipas, mas a avaliar pela estatística disponível e até pelo futebol que as duas selecções dos seus países (Arménia e San Marino) geralmente apresenta é, à partida, fácil descortinar um triunfo claro e sem margem para dúvidas do Shirak neste jogo. Além de tudo o que já referi, é uma primeira-mão, podem deixar já a qualificação para a 2.ª pré-eliminatória arrumada, jogam em casa e têm tudo para conseguir um resultado pesado.