O Stoke City tem vindo nos últimos anos a praticar um futebol direto devido á elevada estatura que apresenta com jogadores como Peter Crouch, Shawcross e Huth mas esta temporada a equipa não tem sido a mesma e os adversários já vêm preparados para o futebol que o Stoke City apresenta.
A equipa de Tony Pulis tem praticamente todo o plantel á disposição, estando apenas Matthew Etherington em dúvida para esta partida e procurarão no seu terreno somar a 8 vitória da competição esta temporada. A equipa apenas venceu 1 jogo dos últimos 11 jogos e perdeu 8 deles. Um registo muito preocupante para uma equipa que assusta os gigantes desta competição quando joga perante eles mas que tem vindo a falhar muito no objetivo do futebol, marcar golos. São o pior ataque da Liga com apenas 27 golos marcados mas uma das melhores defesas apenas com 36 golos sofridos.
Apesar de estarem numa forma má, é de destacar que nos últimos 22 jogos em casa apenas perderam 2 deles. Neste momento são uma das equipas que está apenas ligeiramente acima da linha de água e é importante mais uma vez não perderem. É verdade que têm dificuldades a marcar mas a defender são uma equipa muito unida e agressiva e marcar neste estádio não é para qualquer um.
Onze Provável: Begovic, Cameron, Shawcross, Huth, Wilson, Shotton, N’Zonzi, Whelan, Walters, Jerome, Crouch.
O Aston Villa é uma das equipas na zona de despromoção e todos os pontos são importantes nesta fase, isto, porque a diferença para o 12º lugar é de 4 pontos e têm o mesmo número de pontos que o Wigan que ocupa 1º posição acima. Jogar no Britannia Stadium traz sempre poucas garantias na conquista pelos 3 pontos e o importante será mesmo não perder. Dos 4 jogos que o Aston Villa fez perante equipas abaixo do Stoke City, não perdeu nenhum dos jogos e 2 das 3 vitórias conseguidas como visitante foram nesses jogos perante Sunderland (0-1) e Reading (1-2).
Os Villains são uma equipa que beneficiaram muito esta temporada no jogo aéreo com a entrada de Benteke no plantel. O Belga é dos jogadores com maior percentagem de cabeceamentos ganhos na Premier League e temos visto este jovem jogador ajudar muito a defesa em lances de bola parada a favor do adversário. Num jogo como estes em que o Stoke aposta no jogo direto, Benteke será uma mais valia para a equipa que terá momentos de aperto em lances como esses.
As únicas derrotas “preocupantes” esta temporada como visitante foram perante 3 equipas do top4 onde acabaram o jogo sem marcar qualquer golo e acabando com a derrota por mais de 1 golo de diferença. A outra derrota em que isso aconteceu esta temporada, fora de casa foi perante o Southampton na derrota por 4-1. Tendo em conta o histórico de confrontos entre estas equipas em termos de golos e o futebol que ambas praticam, acredito que o Aston Villa possa beneficiar com isso e conseguir aqui somar pelo menos 1 ponto.
Onze Provável: Guzan, Lowton, Vlaar, Baker, Bennett, Sylla, Westwood, Bannan, Weimann, Benteke, Agbonlahor.
Duas equipas que apostam no futebol direto e que apresentam jogadores muito fortes no jogo aéreo. Para ambas o importante é não perder este jogo e por isso, deveremos ver um jogo com poucas oportunidades de golo de ambos os lados. O Stoke só perdeu 2 vezes em casa mas dos restantes 13 jogos, empatou 7 vezes tendo uma média de 60.0% dos jogos a terminar com unders de golos. Do lado do Aston Villa, como visitante, a diferença não é muita tendo 40.0% dos jogos a acabar em under. Dos últimos 7 confrontos entre estas equipas, 6 deles terminaram em under 2.5 e tudo isto leva-me a meter moeda nessa aposta. Contudo, e acreditando na vitória do Stoke City, não acredito que o consigam por mais de 1 golo.