A equipa do Sunderland apesar de ter um estádio de grandes dimensões é regularmente uma equipa de pequenas ambições, mas nesta temporada está a fazer um campeonato tranquilo, totalizando 28 pontos em 23 jogos, 27 tentos marcados e 31 tentos sofridos.
O Sunderland não foi feliz na Taça de Inglaterra e foi eliminado na terceira ronda, após empatar a duas bolas na visita ao terreno do Bolton, perdeu em casa contra o mesmo oponente por 0-2. Para a liga interna a situação recente é bem melhor, com o triunfo caseiro sobre o West Ham (3-0) e a vitória forasteira sobre o Wigan (3-2), passou a ser décimo primeiro classificado.
Muitas lesões importantes nos jogadores mais defensivos do lado do Sunderland, os defesas Danny Rose e Carlos Cuellar estão fora de combate e o médio centro Lee Cattermole também, tudo isto numa equipa que arrisca pouco e que defende particularmente bem em bloco, quando joga como visitado e contra equipas do meio da tabela para baixo, o Sunderland deve voltar a usar o seu típico 4-4-1-1 com o meio-campo bem povoado, com Sessegnon a fazer a “ponte” com Fletcher, que tem sido um autentico abono de família na equipa com 10 golos marcados.
A equipa galesa do Swansea é das equipas que melhor futebol pratica em Inglaterra e ainda aponta a um lugar nas Eurotaças, na próxima época, totalizando até ao momento 33 pontos em 23 jogos, 34 tentos marcados e 27 tentos sofridos.
A equipa galesa apesar de ter sido eliminada para a Taça de Inglaterra às mãos de Arsenal (0-1, fora) vive um estado de graça chegou pela primeira vez à final da Taça da Liga, feito confirmado ao receber e empatar sem golos diante do Chelsea e antes, para a Premier League, tinha feito o mesmo resultado na visita ao Everton, no último jogo da liga interna recebeu e bateu o Stoke, por 3-1.
Laudrup instalou no Swansea um futebol apoiado e com qualidade de posse que tem feito muitos fans na Premier League e que dá gosto de ver, os jogadores da equipa galesa estão encantados por terem chegado à final da Taça da Liga e de serem os favoritos a vencer a competição e sua supremacia técnica sobre o Sunderland pode fazer a diferença até porque Guzman finalmente encontrou o seu espaço para brilhar e têm feito com mestria no Swansea como o provou no duelo contra o Stoke e a equipa é especialmente perigosa nas alas com P.Hernandez e especialmente com Routledge que cria muitas situações de perigo e que também pode jogar como segundo avançado, mas a figura maior da equipa é Michu que ainda não marcou golos este ano mas que é um avançado com enorme categoria técnica.
Conclusão: Creio que o Swansea vai bater o Sunderland, os galeses estão motivados por terem a Taça da Liga na mão e tendo um meio-campo mais técnico e criativo o Sunderland vai ter dificuldades em controlar esta partida até porque têm um estilo de jogo mais direto e estão demasiado dependentes de Fletcher para chegar ao golo. O Swansea ao invés mesmo Michu a marcar, tem continuado a manter uma boa performance ofensiva nos últimos jogos, para a Premier League, pois Guzman está em excelente momento de forma, Routledge aparece comummente em áreas de finalização e Graham tem sido de extrema utilidade neste fase da época.
De referir que o Swansea é uma equipa muito mais perigosa ofensivamente que o Sunderland e isso nota-se nos golos e não só, em média o Swansea tem 2 remates e um canto a favor a mais por jogo em relação ao Sunderland.