Os números de novos casos de infeção pelo novo coronavírus tardam em abrandar o seu crescimento no território português e o futebol não está a conseguir escapar à onda negra dos acontecimentos mais recentes. Um total de 17 elementos da estrutura do Benfica estão infetados com a covid-19 e já há quem levante a ideia da necessidade de uma nova interrupção.
PRESIDENTE, STAFF TÉCNICO E MAIS CINCO JOGADORES DO BENFICA COM TESTE POSITIVO
Pouco mais de 24 horas antes do compromisso referente à meia-final da Taça da Liga, frente ao Braga, o Benfica tornou pública a notícia da existência de um surto de covid-19 na sua comitiva, que atravessa os vários segmentos da estrutura do futebol profissional.
Desde logo, o presidente Luís Filipe Vieira estará entre os elementos que testaram positivo à infeção pelo novo coronavírus, além de quase todo o staff técnico da equipa liderada por Jorge Jesus (João de Deus, Luisão, Fernando Ferreira, Tiago Oliveira, Gil Henriques, Paulo Lopes, Evandro Mota, Telmo Firmino e Paulo Rebelo).
No entanto, o destaque em termos desportivos vai, naturalmente, para os novos cinco casos entre o plantel principal das “águias”: Luca Waldschmidt, Gilberto, Jan Vertonghen, Alex Grimaldo e Diogo Gonçalves.
Entre estes cinco, estará indisponível nos próximos tempos o brasileiro Everton ‘Cebolinha’, que terá testado negativo, mas permanecerá em isolamento, dado que a esposa acusou positivo.
Chegou a estar em causa a presença da equipa principal do Benfica nos próximos compromissos, mas o clube já emitiu um comunicado onde afirma que «vai marcar presença na Final Four da Taça da Liga», depois de não ter recebido «por parte das autoridades competentes – DGS e Liga de Clubes – qualquer recomendação contrária às regras até agora vigentes nas competições nacionais».
FANTASMA DE NOVA PARAGEM NO AR JÁ LEVOU A REAÇÃO POR PARTE DA LIGA DE CLUBES
Os novos casos de infetados no universo futebolístico em Portugal têm-se arrastado um pouco por toda a parte, mas até agora não esteve em cima da mesa a possibilidade de uma nova paragem nas competições profissionais, que receberam o aval de António Costa para prosseguir a sua atividade, apesar do novo confinamento decretado em Portugal ao abrigo de novo Estado de Emergência.
No entanto, esta terça-feira a notícia de um total de 17 novos elementos do Benfica infetados levou os analistas e comentadores a abordar a possibilidade de uma nova interrupção nas competições do futebol português a breve trecho. Em 2020 o desporto teve um blackout pela pandemia: Desporto mundial em suspenso – com futebol à cabeça
Recorde-se que, recentemente, o Sporting anunciou dois falsos positivos – o que levou a uma troca de impressões mais agressivas entre os “leões”, o FC Porto e… o Braga –, além de outros infetados, tal como o FC Porto, que ficou sem poder contar com alguma das suas principais figuras devido ao vírus.
Em declarações à SportTV, a diretora executiva da Liga referiu mesmo que «se pararmos o futebol, temos de fechar o país».
«Estando reunidas as condições, com número suficiente de jogadores para jogar, ninguém quer parar a competição. Isso está completamente fora de hipótese na cabeça das pessoas do futebol e das atividades associadas. Estamos aqui num compromisso equilibrado de todos, saúde pública e futebol», apontou Sónia Carneiro.
SEFEROVIC, RECUPERADO, FALA SOBRE A INFEÇÃO E DIZ QUE PERDEU QUATRO QUILOS
Haris Seferovic, avançado internacional suíço que recentemente tem ganho um lugar no “onze” de Jorge Jesus (ao lado de Darwin Núñez), é um dos jogadores do Benfica que já teve a doença e está recuperado, tendo inclusive retomado a competição ao mais alto nível há algumas semanas.
Em conversa com um podcast, o avançado encarnado deu conta da forma pouco ligeira como a covid-19 o atingiu, descrevendo mesmo alguns dos sintomas e a forma como ultrapassou a questão:
«Inicialmente, não tive sintomas. Depois, tive dores de cabeça, mas pensei que seria do clima e o do facto de andar normalmente de t-shirt e casaco. Acordava ensopado. A minha mulher também deu positivo, esteve três/quatro dias mal, com dores de cabeça e no corpo e transpirava muito. Ainda hoje, não recuperou o olfato e o paladar. A partir do quinto dia, começou a melhorar», começou por dizer.
«Perdi quatro quilos e sinceramente senti alguma dificuldade no regresso à competição. Precisei de fazer treino intensivo para recuperar a minha forma. Doze dias depois, fiz novo teste e deu negativo. O coronavírus é uma questão muito séria e preocupante. É uma gripe, só que pior», concluiu.
🎯 Na Betano, o favoritismo já se inverteu no jogo relativo à meia-final da ‘Final Four’ da Taça da Liga, com a qualificação do Benfica a cotar a 1.88, contra a odds de 1.70 conferida ao Braga.
Não obstante ter algumas baixas importantes, Jesus vai contar com boa parte da equipa titular e deve ter condições de apresentar uma equipa competitiva o suficiente que justifique o valor na dupla possibilidade de Benfica ou Empate, a 1.57.