O Swindon Town está 2º lugar nesta competição, a apenas 1 ponto do líder Sheffield United. No entanto, tem duas equipas com os mesmos pontos que si, e outras duas com apenas menos 1 ponto.
Apenas os 2 primeiros lugares dão acesso directo à subida, sendo que entre o 3º e o 6º posto irão disputar um playoff para garantir a última vaga.
O Swindon tem a obrigação de nesta jornada não deixar fugir este valiosíssimo 2º lugar, sobretudo devido ao facto de defrontar uma equipa que também está em 2º lugar na tabela… mas a contar do fim. O Swindon já leva 12 jornadas sem conhecer o sabor da derrota, e em casa é a equipa com mais golos marcados (34) e menos sofridos (10) em 17 jogos já disputados no seu reduto.
No entanto, empatou os seus dois últimos jogos em casa com equipas da segunda metade da tabela. Mas a verdade em que nos últimos 6 jogos caseiros, marcaram 18 golos e sofreram apenas 2. Está na altura de voltarem à sua forma habitual se querem subir.
Os médios Alan Navarro and Simon Ferry podem vir a ser ausências de peso, mas quem luta pelos objectivos que este clube luta não pode depender de 2 jogadores, mas de todo o colectivo.
O treinador Di Canio abandonou o clube a semana passada devido à venda de um jogador sem o seu conhecimento, pelo que a equipa será treinada pelos jogadores “sénior” Tommy Miller e Darren Ward,, mas o mais certo é manter o mesmo onze e garantir estabilidade táctica, pelo que a responsabilidade deverá vir ao de cima e a vitória não deverá escapar.
O Bury está em penúltimo lugar no campeonato, e perdeu os seus últimos 3 jogos, onde sofreu 8 golos e marcou apenas 1. A semana passada perdeu fora por 4-1 com um adversário do meio da tabela. A equipa está a 8 pontos de fugir da despromoção, mas não tem dado mostras de ultrapassar a apatia geral das suas exibições.
É uma equipa que só venceu 5 jogos em 33 jornadas, e por isso dificilmente irá conseguir garantir a manutenção. Se o momento não é muito favorável ao Bury, o confronto directo também não é melhor. O Swindon venceu os últimos 5 jogos entre ambos por 3-0, 3-0, 3-1, 2-1, 1-0 e 1-0.
Só a falta de liderança no banco poderia por em causa a vitória do Swindon esta noite, mas creio que a equipa tem objectivos claros e é responsável o suficientemente para não perder pontos tão valiosos nesta fase da prova.