É dado hoje o tiro de partida nos quartos-de-final da Taça da Liga Portuguesa, que decorrerá sob novo formato, traçado à luz das condicionantes ainda impostas pela pandemia do novo coronavírus. O que não muda é a via aberta, dada pela organização da Liga de Clubes às quatro principais equipas do nosso futebol, rumo à “final four” que terá lugar dentro de um mês.
TAÇA DA LIGA COM NOVO FORMATO E VELHAS ARTIMANHAS
Outrora com duas pré-eliminatórias de apuramento, que englobavam várias equipas do segundo escalão, para uma fase de grupos que dava acesso à “final four” aos quatro líderes, a Allianz Cup (designação oficial da Taça da Liga, por razões de patrocínio por parte da seguradora) decorrerá, em 2020/21, num novo modelo.
Os quartos-de-final, que estendem entre hoje, terça-feira, e a próxima quinta-feira, apurarão, a uma só mão, os quatro finalistas da competição, que terá o seu ponto alto entre 16 e 23 do próximo mês de janeiro, em Leiria.
Para fugir a um calendário ainda mais condensado, a Liga adotou este modelo, predefinindo que os seis primeiros classificados da Liga NOS e os dois primeiros da Liga Portugal 2, à data do fim do mês de novembro, se encontrariam entre si nos quartos-de-final.
Os vencedores das quatro eliminatórias (Sporting vs Mafra, FC Porto vs Paços de Ferreira, Benfica vs Vitória de Guimarães e Braga vs Estoril) qualificam-se para as meias-finais, que anteciparão a grande final no próximo mês.
Além de colocar os favoritos todos de um lado e os outsiders do outro, a Liga ainda fez questão de oferecer o fator casa às equipas teoricamente mais fortes, por forma a facilitar um enquadramento especial na “final four”, que proporcione mais receitas e um espetáculo aparentemente mais atrativo ao público em geral.
SPORTING TENTA ULTRAPASSAR O MAFRA, SENSAÇÃO DA LIGA 2
Líder da Liga NOS e já apurado para os “oitavos” da Taça de Portugal, após goleada ao Paços de Ferreira na última sexta-feira, o Sporting é o primeiro dos “grandes” a entrar em campo, já esta terça-feira, pelas 20h15, em Alvalade.
Pela frente, a equipa de Rúben Amorim (que falha novamente a presença no banco, a cumprir castigo) terá o Mafra, a equipa-sensação do segundo escalão, que rejeita o rótulo de candidato à subida, mas que tem solidificado o seu estatuto na Liga Portugal 2, agora com Filipe Cândido ao leme.
Na Betano, o Sporting é o grande favorito à qualificação, com odds de 1.17 a traduzir o amplo favoritismo dos “leões” à partida.
DRAGÃO PROCURA VINGANÇA CONTRA O PAÇOS DE FERREIRA
Carrasco há cerca de um mês e meio na Liga NOS, o Paços de Ferreira volta a medir forças com o FC Porto, finalista vencido da última edição da Taça da Liga, estando o início da partida marcada para esta quarta-feira, às 18h45, no Estádio do Dragão.
Apesar de defrontar um conjunto muito bem orientado por Pepa e que tem feito um belo campeonato até à data, o FC Porto é o natural favorito a seguir em frente, isto apenas três dias depois de ter confirmado o apuramento para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, contra o Tondela.
O apuramento do Paços de Ferreira paga a 3.25 na Betano, que reveste o favoritismo da equipa de Conceição com odds de 1.23.
BENFICA E CONQUISTADORES EM DUELO NA LUZ
Clube mais titulado na competição mais recente do futebol português (com sete conquistas), há quatro anos que o Benfica não consegue marcar presença na final, tendo mesmo falhado o acesso à “final four”, ainda com Bruno Lage, na época passada.
Agora com Jorge Jesus, as “aguias” procuram uma boa chance para alargar o seu palmarés, tendo de ultrapassar, nestes quartos-de-final, um Vitória de Guimarães que tem tido dificuldade em crescer, mesmo após a chegada de João Henriques.
No passado fim-de-semana, os “conquistadores” foram surpreendidos pelo Santa Clara e caíram na Taça de Portugal e, certamente, vão dar tudo para surpreender (3.05 a qualificação do Vitória nas principais casas de apostas) e aumentar as dúvidas em torno deste Benfica versão 20/21.
BRAGA OLHA COM DESCONFIANÇA PARA O ESTATUTO DE “UNDERDOG” DO ESTORIL
Campeão em título na Allianz Cup, o Sporting de Braga vê sempre nesta competição uma hipótese de cimentar o estatuto de “quarto grande”, um objetivo claramente delineado por António Salvador nas últimas temporadas.
Bem orientada por Carlos Carvalhal e recém-apurada para os “oitavos” da Taça após atropelo ao Montijo (7-0), a equipa minhota tentará o terceiro apuramento consecutivo para a “final four” da Taça da Liga contra o líder da Liga Portugal 2, que acabou de eliminar o Boavista na 4.ª ronda da Taça de Portugal.
Apesar da qualidade demonstrada pelo Estoril (3.45 para se qualificar), é o Braga o segundo mais favorito destes quartos-de-final, com odds de 1.21 para seguir em frente.