Thiago Monteiro, jogador brasileiro de 18 anos de idade que ocupa a 453ª posição do Ranking ATP. Thiago Monteiro é um jovem muito promissor e estou certo de que no futuro iremos ouvir falar nele com relativa frequência. Já tive oportunidade de o ver jogar em terra batida e é um miudo cheio de talento, tem um serviço muito bom, uma direita ofensiva, variando-a bem, mas colocando mais spin, mas com uma boa intensidade de jogo. È bastante pressionante e forte no fundo do court.
O seu jogo é mais apropriado á terra batida, mas nos hard courts tem-se revelado um jogador muito sólido e está a ter progressos bastante notáveis nestes pisos. Na presente temporada tem competido bastante no circuito Future e está atualmente a atravessar a melhor fase da sua carreira a nivel sénior. Vem de 11 vitórias consecutivas e de um Future ganho na semana passada também na Turquia e em hard court. Tem obtido boas vitórias e frente a jogadores conhecidos que estão habituados a ganhar este tipo de torneios, como Maximiliano Estevez, Jan Minar ou Adrien Bossel. Neste torneio veio do quali, não cedeu nenhum set e no quadro principal aplicou um 6-2 / 6-3 em Bossel e 6-1 / 6-2 a Nicolas Martinez.
Carpenter, jogador inglês de 21 anos de idade que ocupa a 779ª posição do Ranking ATP. Carpenter é um tenista fraco, sem qualquer expressão no circuito, nem mesmo nestes torneios Future onde não soma qualquer titulo, nem tão pouco uma final que seja jogada na sua carreira. A sua transição para os séniores ocorreu mas seu grandes sucessos. Quando defronta adversários tecnicamente mais evoluidos e com outra qualidade, acaba por ceder facilmente. Este ano fez Quartos de final no 1º torneio da época em indoor, mas apanhou depois Frederik Nielsen e levou duplo 6-1. Neste torneio venceu o qualifier Vucic em 3 sets e Maximiliano Estevez em 2 sets.
Head to head: Nunca se defrontaram
Conclusão: Em condições normais Thiago Monteiro vence este jogo e até em 2 sets. O seu ténis é forte, tem muita consistência de jogo e um ritmo fantástico no fundo do court. Coloca muita pressão com a sua direita que é potente e quando vem spinada, traz muito efeito e pressão. A meu ver, está encontrado o novo “Bellucci”. Tem caracteristicas de jogo algo semelhantes ao seu compatriota. Nestes pisos de hard court tem evoluido bastante, está numa excelente fase, vem de um torneio ganho e acredito que ganhe este jogo, seguindo em frente neste torneio. A sua confiança e qualidade de jogo devem destronar este inglês que nunca se afirmou no circuito e nem tem ténis para tal. Portanto, a 1.50 Thiago Monteiro para vencer.