Thomas Berdych é um tenista checo de 29 anos, número 7 do ranking ATP. É um jogador bem interessante, apesar de ultimamente andar afastado dos grandes troféus, este ano até fez 4 presenças em finais mas apenas conseguiu vencer o ATP de Roterdão e perdeu em Kooyong, no Dubai e a sua última final foi no nosso conhecido Estoril Open onde perdeu frente a Berlocq depois de ter vencido o 1º set 6-0.
Este é um jogador com um serviço muito forte (aproveitando ser bastante alto), com pancadas da mesma força e é um jogador bem agressivo. Negativamente, apresenta muitas quebras mentais e a sua fragilidade mental é o seu maior problema.
Mas, o checo tem andado bastante mal e não parece o mesmo, tendo algumas falhas e andado com bastantes dificuldades. Olhando recentemente, basta ver que frente a Yen-Hsun Lu (43º do ranking) Berdych teve muitas dificuldades, em Toronto perdeu o 1º set mas lá conseguiu vencer, mas em Cincinnati (o seu último torneio) perdeu frente ao jogador do Taipé depois de ter vencido o 1ºset. Chega com 24-12 em piso duro nos últimos 12 meses e 226-116 na carreira.
Lleyton Hewitt é um tenista australiano de 33 anos, número 41 do ranking mas chegou a ser o melhor jogador do mundo, isto em 2001. As pernas já não são as mesmas mas continua a ser um jogador muito bom, apenas venceu o ATP de Newport este ano mas tem um total de 34 troféus.
Este possui uma inteligência enorme e uma consistência incrível, isto que é a imagem marca dos números 1 mundial, que normalmente não possuem grande serviço ou muita agressividade mas o mental predomina sobre o físico em quase todas as ocasiões e Hewitt é o típico número 1 ATP. É também um jogador que adora o apoio do público e que joga bem em 5 sets.
O australiano não está propriamente numa grande fase nos últimos 3 torneios foi rapidamente eliminado – Washington e Cincinnati na 2ª ronda e Toronto na 1ª ronda e tem servido muitas duplas faltas principalmente. Mesmo assim, venceu o seu 1º torneio do ano há pouco mais que um mês e é um jogador muito esforçado. Tem 15-10 em piso duro nos últimos 12 meses e 294-112 na carreira.
As exibições de Berdych não enganam ninguém e o facto de ele mal conseguir vencer Yen-Hsun Lu mostram que está mal na carreira e que provavelmente não será aqui que se vai recompor. Não sei se o australiano ganha mas ele é bem capaz de dar muita luta a Berdych e conseguir breaks..
PALPITE Thomas Berdych vs Lleyton Hewitt – US Open |
|
Lleyton Hewitt +2.5 sets |
|