UTC e Inti Gas enfrentam-se hoje na partida inaugural da sétima jornada na divisão maior do Peru.
Ambas vêm de duas derrotas e procuram desta feita voltar aos pontos. Se a UTC teve uma deslocação difícil ao Universitário (4º) de onde saiu com uma derrota contundente por 3-0, por outro lado o Inti Gas recebeu o Union Comercio (2º) e com eles perdeu 2-1.
Em Cajamarca a “casa está a arder”. Se a direcção investiu no inicio da época para compor um plantel com aspirações a voos mais altos, a realidade é que nada disso aconteceu. Para piorar o cenário instalou-se uma crise financeira. Há 2 meses de salários em atraso e os jogadores já vão na quarta semana sem treinar! Sim, leu bem, quatro (4) semanas!
Os jogadores mantêm-se em blackout e disseram que a conversa deles é com os adeptos dentro do campo e que por eles não viram a cara à luta.
Isto é tudo muito bonito, muito romântico, mas o treino é fundamental para uma equipa. Se no inicio da greve ainda conseguiram bons resultados, vencendo em casa o Cesar Vallejo (1-0) e o Melgar (2-0), depois foram perder com o Universitário (3-0) como já referi em cima. Sinceramente agora já não acredito. A falta de treino vai notar-se. A boa vontade por si só não será suficiente.
Para completar todo este cenário, o cérebro da equipa, o médio Reimond Manco, foi apanhado embriagado a sair de casa dum amigo. Ainda não se sabe se irá sofrer sanções por parte do clube. Relembro que já é reincidente e há uns meses ficou afastado da equipa principal por situação idêntica.
Equipa provável:
UTC: Ferreyra; Carmona, W. Vílchez, Farfán, Corrales; Tragodara, Rojas, Vila, Merino; Manco (em dúvida), Valoyes.
DT: J. Hernández
Do lado visitante teremos o Inti Gas, equipa que desde que subiu à divisão principal oscila entre o meio da tabela e a luta pela permanência. O que é certo é que se tem aguentado e já lá vão 6 anos.
Seguem em 14º lugar com apenas 4 pontos. Em seis jornadas ainda não lograram vencer mas são os reis do empate, já contam com 4! Perderam apenas com o Union Comercio (2º) e Alianza Lima (3º).
Apesar deste mau momento devo referir que no Abertura, o Inti Gas conseguiu o 5º posto com 23 pontos, resultantes de 6 V – 5E – 4D.
Portanto, acho que merecem alguma credibilidade. Apesar da contrariedade que será jogar em piso sintetico, o discurso do técnico Carlos Leeb demontra as suas intenções:
“Esperamos que sea un partido bisagra. Es una cancha mala por ser sintética por eso el empate no es malo pero como estamos, ganarlo será fundamental”
Equipa provável:
Inti Gas: Mario Villasanti, Brayan Arana, Oscar Guerra, Raúl Penalillo, Paolo Joya, Yoshiro Salazar, Henry Colán, Jesús Arismendi, Amilton Prado, Francesco Recalde y Carlos Orejuela.
DT: Carlos Leeb
Curiosidade que em nada interfere com a aposta, esta será a ultima época do Inti Gas, para o ano que vem irá chamar-se Ayacucho FC. Isto para o clube se identificar melhor com a localidade que o acolhe. Isto não será novidade para os seus adeptos pois este clube já se chamou, Olimpico San Luis, Olimpico Somos Peru, Olimpico Aurora Miraflores e finalmente Loreto FC. Só em 2008 adoptou a denominação actual.
Conclusão: De um lado teremos uma equipa com sérios problemas e uma vitoria hoje não os irá resolver. Do outro temos uma equipa que já fez melhor e que procura ultrapassar um mau momento. É certo que em confrontos directos os de Cajamarca nunca perderam mas duvido que alguma vez o cenário fosse tão negro e problemático como o actual.
Assim darei crédito aos visitantes e confiar pelo menos num empate.