O Valência, segundo classificado do Grupo F, terminou em igualdade pontual com o Bayern de Munique e ficou à frente de Bate Borisov e Lille.
Desde a entrada de Ernesto Valverde que o Valencia tem melhorado a qualidade do seu futebol, tendo subido significativamente na classificação. Desde então já conseguiu empatar com Real Madrid e Barcelona em casa, ganhando novo fôlego na luta pela última vaga de acesso à CL 2014 (que não poderá ser ocupada pelo Málaga).
No último jogo da Primera División foi vencer o Celta de Vigo (18º) aos Balaídos por 0-1, num jogo muito complicado para os valencianos, uma vez que apesar de disporem de várias ocasiões para marcar, só o fizeram aos 93’ por intermédio de Valdéz.
Nos jogos da Champions no Mestalla, venceu o Lille e o Bate por 2-0 e 4-2, respetivamente, empatando com Bayern 1-1. Tem dois bons jogadores na frente de ataque Jonas e Soldado, e um meio campo com muita qualidade Banega, Feghouli, Jonathan entre outros.
Ainda não disponível lista de convocados do Valencia.
O PSG foi o vencedor do Grupo A no qual se incluía o FCPorto (2º) e os Dínamos de Kiev e de Zagreb. Tem tido um início de ano excelente, não perdendo pontos desde a receção ao Ajaccio a 11/01, na qual empatou sem golos.
Desde então só conhece o sabor da vitória, muitas delas com goleadas. No último jogo da Ligue 1 recebeu e venceu o Bastia (14º) tranquilamente por 3-1. Ancelotti já tem à sua disposição Lucas Moura, uma das contratações mais caras do clube.
Nos jogos fora da Champions venceu os Dínamos por 2-0 e perdeu no Dragão por 1-0. Este PSG já é conhecido, bom treinador, bons jogadores e cada vez mais e melhor equipa. Conta com um goleador Ibrahimovic e com jogadores como Pastore, Lucas e Lavezzi capazes de decidirem jogos.
Convocados do PSG:
Guarda-redes: Sirigou; Douchez e Areola
Defesas: Alex; Armand; Jallet; Sakho; Camara; Maxwell; van Der Wiel; Conte
Médios: Ménez; Chantôme; Pastore; Lucas; Verratti; Matuidi
Avançados: Lavezzi; Gameiro; Ibrahimovic
Estão ausentes deste jogo Thiago Motta e Thiago Silva lesionados e Beckam por opção.
O PSG vem para este jogo com mais um dia de descanso, o que depois de uma semana muito desgastante dos plantéis nos jogos das Seleções, pode ser um fator importante e que influencie o rendimento dos jogadores.
O duelo que coloca frente-a-frente espanhóis e franceses tem todos ingrediente para ser um grande jogo, onde a questão tática e a capacidade de anular o adversário, será a chave deste jogo.
Duvido que alguma das equipas entre com a ideia clara de vitória em mente, uma vez que, em minha opinião este jogo decidir-se-á no Parque dos Príncipes, pelo que um bom resultado para ambas seria o empate.
De um lado temos o Valência na máxima força, mas cansado, a falhar defensivamente e muito perdulário no ataque. Por outro temos um PSG que gosta do contra-ataque rápido, com uma facilidade em jogadas rápids e em marcar golos, mas em termos defensivos perde consistência com a falta de Thiago Silva. Para além de isso, Alex está a regressar de uma lesão.
Valverde sabe como parar ataques fortes (já o fez com Messi, Ronaldo e companhia), mas para isso quase que abdica de atacar e Ancelotti é um italiano puro e duro, pelo que vejo um jogo cauteloso de ambas as partes à espera do erro do adversário. Espero poucos golos e não acredito num golo na primeira parte.