Com 28 pontos em 21 jogos, o Valladolid tem feito uma excelente campanha neste regresso ao primeiro escalão do futebol em Espanha.
Em termos de golos, já marcou 30, tendo sofrido 27. A vantagem em relação à zona de despromoção é de 10 pontos, enquanto que os lugares europeu estão à distânca de 6 pontos.
O Valladolid é acima de tudo conhecido por ser uma equipa irregular, que consegue grandes resultados geralmente a actuar em casa, mas torna-se bastante mais frágil a actuar fora.
Nas últimas semanas, conseguiu ganhar de seguida ao Mallorca (3-1) e ao Zaragoza (2-0), tendo perdido na última jornada no terreno do Levante (1-2).
Nos seus encontros em casa, o Valladolid só perdeu para Bétis, Real Madrid e Barcelona, tendo empatado outros três jogos e ganho os restantes, de um total de onze.
Neste grupo de partidas perante o apoio dos seus adeptos, o Valladolid marcou sempre (à excepção do Bétis) e só conseguiu não sofrer contra Levante, Granada e Zaragoza.
De fora desta recepção ao Athletic Bilbao estarão Ebert (15/5) e Victor Pérez (17/3), com Manucho (13/6) de regresso.
Segundo a Marca online, o Valladolid alinhará de início com: D. Hernández; Rukavina, J. Rueda, M. Valiente, Peña; Á. Rubio, L. Sastre; Bueno, Óscar, Omar; Manucho.
Ao contrário do Valladolid, o Athletic Bilbao está a ter uma época bastante abaixo das expectativas do seu início.
Em 21 jornadas, conseguiu amealhar apenas 25 pontos, ocupando por isso o 13.º lugar, apenas 7 pontos acima da despromoção e a 9 da zona europeia, que seria o objectivo da equipa no início da temporada.
Já conseguiu marcar 27 golos, tendo sofrido 40, pelo que é a segunda pior defesa da liga espanhola. Depois de uma sequência de três derrotas seguidas, o Athletic vem de dois grandes resultados.
Conseguiu arrancar pontos na deslocação a Sevilla para defrontar o Bétis (1-1) e na última jornada bateu categoricamente o dificílimo Atlético Madrid (3-0), a actuar em casa.
Num total de dez partidas disputadas longe de Bilbao, o Athletic só conseguiu pontuar contra Espanyol (3-3), Granada (2-1), Mallorca (1-0) e Bétis (1-1).
Em golos, marcou quase sempre (só ficou em branco contra Atlético Madrid e Real Sociedad) e só não sofreu na vitória em Maiorca.
Para esta difícil deslocação ao terreno do Valladolid, o Athletic não terá Iñigo Pérez (5/0), Ekiza (14/0) e Fernando Llorente (12/1), tendo de regresso Amorebieta (11/0).
Segundo a Marca, o técnico Marcelo Bielsa fará entrar de início o seguinte onze: Iraizoz; Iraola, Gurpegi, Laporte, Aurtenetxe; San José, Ander; Susaeta, D. Marcos, Muniain; Aduriz.
Boa partida de futebol a abrir a jornada do fim-de-semana em Espanha. Do lado da casa, teremos um Valladolid que tem se mostrado bastante forte a actuar diante dos seus adeptos, vem de uma derrota em Valencia contra o Levante por 2-1 na última jornada e tudo fará para voltar aos bons resultados, fazendo-se valer certamente do factor casa.
Pela frente terá um Athletic Bilbao bastante abaixo do que era esperado no início da época, mas que nas duas últimas jornadas conseguiu dar um ar da sua graça e pontuar em Sevilla contra o Bétis (1-1) e na recepção de há uma semana ao vice-líder Atlético Madrid (3-0).
Se olharmos ao registo de golos das duas defesas, não costumam ser muito seguras, principalmente a forasteira, que sofreu em praticamente todas as deslocações que já realizou esta época.
A haver a alguém que teria maior possibilidade de terminar a partida sem sofrer seria certamente o Valladolid, mas não creio que consigam parar o excelente ataque do Athletic, que tem vindo a marcar alguns golos a jogar longe da pressão do seu estádio e está moralizado pelos últimos resultados.
Creio que temos nesta partida o cenário ideal para apostar em pelo menos um golo das duas formações.