O Varese é 4º classificado do 2º maior campeonato de futebol profissional de Itália e vem de uma derrota, no seu estádio, frente ao Virtus Lanciano, 16º classificado, que fez esta equipa descer um pouco á terra depois de duas vitórias consecutivas frente ao Grosseto, 22º classificado, e ao Brescia, 6º classificado, que fizeram com que esta equipa substimasse o seu adversário, no último jogo, o que lhes custou 3 pontos na classificação.
Em termos de registos, a jogar no seu estádio, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 6 vitórias, 4 empates e duas derrotas, o que demonstra que, no seu estádio, normalmente este conjunto consegue impor o seu futebol e somar pontos, face à média das equipas deste campeonato.
Totalizando os golos deste conjunto, nesta prova e até ao momento, o mesmo tem 31 golos marcados e 27 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 8ºs ataques mais eficazes e a uma das 6ªs defesas que menos golos concede, o que perfaz uma das 6ªs melhores diferenças de golos, deste campeonato.
Tacticamente, esta equipa joga num 4-4-2 clássico, que tem em Ebagua o melhor marcador da equipa e um dos 6ºs melhores marcadores do campeonato, até ao momento, com 10 golos marcados, ou seja, 32% do total de golos. Em termos de ausências, nada a relatar, pelo que será de esperar um conjunto a 100% para este confronto.
Lista de convocados do Varese
Guarda-Redes: Bressan e Bastianoni
Defesas: Pucino, Struna, Fiamozzi, Rea, Marino, Troest, Lazaar e Franco
Médios: Damonte, Oduamadi, Corti, Filipe, Tripoli, Zecchin, Kone e Ferreira Pinto
Avançados: Martinetti, Neto Pereira, Scapuzzi, Ebagua e Juan Antonio
Onze provável do Varese: Bressan, Pucino, Rea, Troest, Lazaar, Zecchin, Koné, Corti, Oduamadi, Neto Pereira e Ebagua
O Modena é 7º classificado da Série B italiana e vem de uma série de duas derrotas consecutivas, que interromperam uma série de 3 jogos consecutivos sem perder que esta equipa vinha atingindo, sendo uma das equipas que ainda não ganhou, neste ano de 2013.
Em termos de registos, a jogar fora de casa, neste campeonato e até ao momento, esta equipa soma 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, o que demonstra que esta equipa tem sentido bastantes dificuldades para conseguir impor o seu futebol na maioria das deslocações que faz.
Totalizando os golos desta equipa, nesta prova e até ao momento, a mesma tem 31 golos marcados e 26 sofridos, que correspondem, respectivamente, a um dos 8ºs ataques mais eficazes e a uma das 6ªs defesas que menos golos concede, o que perfaz a 5ª melhor diferença de golos deste campeonato.
Tacticamente, este conjunto joga num 4-3-3, que tem em Ardemagni um dos 3ºs melhores marcadores do campeonato, até ao momento, com 13 golos marcados, ou seja, 41% do total de golos. Em termos de ausências, nada a registar, pelo que teremos um conjunto ao máximo nível, para este confronto.
Lista de convocados do Modena
Guarda-Redes: Simone Colombi e Nicolò Manfredini
Defesas: Simone Gozzi, Nikola Gulan, Filippo Minarini, Armando Perna e Davide Zoboli
Médios: Dejan Lazarevic, Andrea Mazzarani, Federico Moretti, Riccardo Nardini, Wilfred Osuji, Giammario Piscitella, Francesco Signori e Stefano Sturaro
Avançados: Matteo Ardemagni, Pasquale Maiorino, William Nascimento e Francesco Stanco
Onze provável do Modena: Colombi, Gozzi, Zoboli, Perna, Gulan, Osuji, Moretti, Signori, Lazarevic, Ardemagni e Piscitella
É esperada uma temperatura a rondar os 5 graus, à hora do jogo, com possibilidades de chuva, o que, certamente, não ajudará a manter os níveis físicos dos jogadores, de espectacularidade deste jogo e de afluência de público às bancadas para ver este jogo entre duas das 7 melhores equipas do 2º maior campeonato de futebol profissional de Itália.
Em confronto teremos, então, o 4º classificado, contra o 7º, pelo que, desde logo, o favoritismo para vencer esta partida está do lado da equipa da casa, que vai à frente na classificação e já conseguiu bater esta equipa, fora de casa, na primeira volta deste campeonato.
Em termos de comparação táctica, teremos o conjunto da casa a actuar num 4-4-2, ao passo que a equipa visitante actuará num 4-3-3, e sendo que nenhum dos esquemas tácticos possui vantagens em todos os momentos de jogo em relação ao demais, é esperado algum equilibrio posicional a meio-campo, o que deixará para os planos físicos, técnicos, de disciplina táctica, eficácia ofensiva, capacidade de criação de linhas de passe e de conversão de lances de bola parada, os desiquilibrios deste jogo, planos estes onde as equipas são bastante equilibradas e têm muito potencial, mas onde a equipa da casa possui uma pequena vantagem, que devido ao factor-casa deverá conseguir aproveitar melhor, neste jogo.
Para a escolha do meu prognóstico, tive em conta o recente momento de forma de ambas as equipas, o facto de ambas precisarem de vencer, pelo que a minha escolha se prende no mercado 1X2, pois com espero, tal como na primeira volta deste campeonato, que ambas as equipas consigam marcar, neste jogo, mas em que a equipa da casa consiga vencer, no final dos 90 minutos.