Vencedor da primeira liga do futebol da República Checa na sua última edição, naquele que foi o segundo título de campeão nacional nos últimos três anos, o Viktoria Plzen chega a esta segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões com grande favoritismo e toda a esperança em alcançar a fase seguinte.
De que tenha conseguido arranjar informação, disputaram dois particulares de pré-época diante de equipas com algum nome, tendo perdido então com o Greuther Fürth (1-0) e goleado o CFR Cluj (4-1).
Na passada sexta-feira arrancaram a sua época oficial, tendo perdido na Supertaça do país contra o Jablonec (3-2), quarto classificado no passado campeonato e detentor da Taça da República Checa. Na próxima sexta, começam a campanha no campeonato onde procurarão revalidar o título, na recepção ao Bohemians 1905.
Têm acumulado ao longo das últimas épocas alguma experiência europeia. Em 2011/12, ultrapassaram nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões o Pyunik, o Rosenborg e o Copenhaga e atingiram a fase de grupos da competição, onde nem deixaram uma imagem muito má para época de estreia, num grupo constituído pelos tubarões Barcelona e AC Milan e ainda pelo BATE Borisov.
Repescados para a Liga Europa, o Plzen deu bastante luta aos alemães do Schalke 04 mas não evitou a eliminação, ainda que apenas depois de prolongamento no jogo da segunda-mão.
Na última época, foram uma das equipas sensação da Liga Europa, garantindo a qualificação nos grupos como líder de um grupo com Atlético Madrid, Académica e Hapoel Tel-Aviv.
Na primeira fase a eliminar, os 16-avos-de-final, o Plzen despachou com grande categoria o Nápoles (com um parcial de 5-0 nas duas mãos) e foi eliminado na ronda seguinte pelo Fenerbahçe, que só viria a cair aos pés do Benfica nas meias-finais.
O Zeljeznicar é o campeão da Bósnia em título, tem dominado nas últimas épocas o futebol desse país mas não tem conseguido esticar o seu potencial às competições europeias, algo bastante normal e natural tendo em conta o desenvolvimento do futebol Bósnio.
Depois de ter terminado a última edição do seu campeonato com uma goleada sofrida no terreno do Siroki Brijeg (4-1), só há a informação de um jogo amigável realizado pelo Zeljeznicar, onde ganharam ao Brasov (1-0).
São claros underdogs nesta eliminatória a disputar com o Viktoria Plzen, numa fase da época onde já pouco começa para arrancar nova edição do campeonato bósnio, dentro de pouco menos de duas semanas.
Contam no total da sua história com cinco participações em pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, a primeira das quais em 1972/73 e a última das quais na época passada.
Em 2010/11 também passaram por esta segunda pré-eliminatória e foram prontamente eliminados pelos israelistas do Hapoel Tel-Aviv (6-0 no total). Em 2012/13, a época que ainda há dois meses terminou, também ficaram por esta fase da competição, tendo perdido então contra o Maribor (6-2 no total).
Frente-a-frente estarão duas equipas com potenciais muito distintos e, pior, experiência europeia completamente diferente. O Viktoria Plzen tem-se imposto aos poucos nas competições europeias como uma agradável surpresa, na última época até eliminou com grande categoria o Nápoles da Liga Europa e qualificou-se na fase de grupos como líder, acima do Atlético Madrid.
Arrancou a época oficial com a frustração de perder a Supertaça na passada sexta-feira e por isso acredito que estejam motivados para conquistar um grande resultado esta tarde, que recompense os seus adeptos (jogam em casa) e faça esquecer essa derrota.
O Zeljeznicar nunca teve boas campanhas nesta segunda pré-eliminatória da Champions, foi goleado nas últimas épocas na primeira-mão da eliminatória e dificilmente o mesmo não acontecerá esta tarde.
Juntando tudo isto ao facto de o Plzen já ter arrancado a sua época oficial, estar por isso melhor preparado para esta eliminatória e actuar em casa acredito que os checos consigam um resultado que não dê margem aos bósnios para reverter na segunda-mão.