Com o claro objectivo de se manter na Premiership quando o campeonato terminar, o West Bromwich Albion chega a esta 8.ª jornada com um percurso equilibrado. Tem cumprido os objectivos mas tem ficado longe de deslumbrar. Antes da paragem para os jogos de selecções, o West Brom mostrou alguma capacidade de recuperação, isto porque só somaram a primeira vitória à passagem da quinta jornada – e logo em White Hart Lane, contra o Tottenham (1-0).
Desde então, ganharam ao Hull City (3-2) e ao Burnley (4-0), tendo há duas semanas voltado a perder, mas contra o Liverpool, em Anfield (1-2), deixando uma boa imagem e batendo-se bem especialmente se tivermos em conta que defrontavam uma equipa teoricamente muito superior e ainda para mais fora de portas.
West Brom: Foster; Gamboa, Dawson, Lescott, Pocognoli; Gardner, Morrison; Dorrans, Sessegnon, Brunt; Berahino.
O Manchester United está num dos períodos mais complicados da sua história, falhou o acesso às competições europeias na última época e por isso investiu fortíssimo este ano, para atacar o título de campeão inglês, bem como todas as competições internas. Acontece que já foram eliminados da Capital One Cup e na liga estão num modesto 6.º lugar, podendo ainda assim chegar à 4.ª posição caso vençam hoje.
Averbando desilusão atrás de desilusão e evidenciando uma enorme falta de consistência nas primeiras jornadas, o United arrancou bem mal, mas lutou e conseguiu ganhar as duas últimas partidas, diante do West Ham (2-1) e do Everton (2-1). Destaque para o facto de ainda não terem ganho fora de casa até ao momento, mesmo defrontando equipas muito acessíveis.
Man United: De Gea; Rafael, Jones, Rojo, Shaw; Blind; Di María, Mata, Young; Falcao, Van Persie.
É assim, é verdade que gosto de consultar o histórico de confronto directo entre as duas equipas aquando da minha análise aos jogos, mas atribuir-lhe demasiada importância, na minha opinião, não faz também grande sentido. No entanto, deparei-me com um dado histórico muito interessante: o United não perde fora com o West Brom desde 1984 e a única vez que não ganhou foi em 2013, no célebre 5-5 que foi apenas para cumprir calendário. É uma carga histórica demasiado pesada e que poderá influenciar mentalmente os jogadores do West Brom esta noite e é, em parte, por isto que acredito num triunfo dos red devils esta noite.
Também é verdade que estão proíbidos de errar para ainda poder sonhar com o título (até porque o Chelsea está fortíssimo e não desarma) e têm qualidade de sobra no ataque, ainda que na defesa tenham deixado muito a desejar até aqui. Para hoje, já terão Phil Jones para o eixo da defesa e Van Gaal não terá de inventar tanto. Acredito que o United venha aqui marcar uns quantos e conseguir um triunfo que acabe até por ser tranquilo.